Flores de África

Se você já me conhece, sabe que sou designer, curto umas colagens e nesse ano de 2020 comecei a me aventurar por essas estradas. Essa foi a segunda coleção de colagens que criei, mas desde que decidi começar a criar esse tipo de… hum… é arte? Enfim, decidi que pessoas pretas serão as protagonistas dessas criações. E assim pensei nessa coleção, conheçam as Flores de África:

• protea cynaroides ou protea-real

natural da áfrica do sul, pertence à família das proteaceae, as flores são coloridas e muito grandes (maiores que suas “primas”). seu nome faz referência ao deus da mitologia grega proteu, que mudava de forma sempre que um humano se aproximava. na cultura sul-africana é bastante associada a transformação e esperança. quando adulta pode chegar a 2m de altura.

• nemesia strumosa ou jóia do cabo

originária de regiões arenosas da áfrica do sul, é uma flor de porte pequeno, suavemente perfumada que não tolera estiagem. suas pétalas são arredondadas e tem a característica peculiar de ter uma delas maior que as demais. pode ser encontrada em diferente cores.

 


• trifolium pratense ou trevo vermelho

nativa da região da áfrica ocidental, ásia oriental e europa. possui propriedades medicinais, ajuda na melhora da circulação sanguínea e é muito utilizada no alívio de sintomas da menopausa. pela sua beleza, também é usada como uma flor ornamental.

 


• dietes iridioides ou íris africana

original da áfrica do sul, muito resistente, rústica e de beleza inconfundível, floresce na primavera e no verão. pertence à família iridadaceae e as flores dessa família apresentam as cores presentes no arco-íris.

 


• celosia argentea ou crista plumosa

assemelham-se a uma tocha, são flores plumosas ornamentais, exuberantes, com cores vívidas, originárias da áfrica tropical e ásia. é muito atrativa às borboletas e gosta de sol pleno.




• polygala myrtifolia ou arbusto borboleta

nativa da áfrica do sul, é uma flor rústica que atrai bastante borboletas, abelhas e beija-flores. muito versátil e de fácil cuidado. se destaca no verde de suas folhas pela sua cor vibrante e forma interessante de borboleta.



Agradeço às mulheres que cederam suas imagens para as minhas criações: Taíze Sá, Ariane Rosalin, Raphaela Neves, Maria Clara, Mallu Moura, Vanessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *